Adalberto Campos Fernandes

Professor Associado Convidado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Professor Catedrático Convidado da Universidade Europeia. Ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional (2015-2018). Doutorado em Administração da Saúde pela Universidade de Lisboa. Mestre em Saúde Pública na especialidade de Administração dos Serviços de Saúde pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Especialista em Saúde Pública. Integra o Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP) da NOVA ENSP e o Comprehensive Health Research Centre (CHRC) da Universidade NOVA. Integra o Regional Director’s Advisory Council on Innovation for Noncommunicable Diseases (NCD Advisory Council) da Região Europeia da Organização Mundial de Saúde. Presidente da Assembleia Geral do Instituto de Saúde Baseada na Evidência. Membro do Conselho Económico e Social. Membro do Conselho Consultivo da SEDES — Associação para o Desenvolvimento Económico e Social. Vice-Presidente do Conselho de Escola da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Académico Titular da Academia Nacional de Medicina de Portugal. Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Coimbra. É autor de dezenas de artigos e comunicações. Integra diversas Associações Científicas Nacionais e Internacionais.

BIBLIOGRAFIA

Saúde em Portugal. Pensar o Futuro. 50 Anos de Democracia, 45 Anos de SNS
Saúde em Portugal. Pensar o Futuro. 50 Anos de Democracia, 45 Anos de SNS
«Apesar de o título ser “Saúde em Portugal. Pensar o Futuro”, o sentido da presente coletânea de contributos não é unidimensional, é tridimensional. Pensar o Futuro é, certamente, a principal dimensão. Mas, duas outras, dela inseparáveis, se lhe juntam: analisar o Presente e celebrar o Passado. Em rigor, Celebrar o Passado, no 50º aniversário do 25 de Abril, é o ponto de partida. E, ao arrancar desse momento histórico – 25 de Abril e posterior formalização do Serviço Nacional de Saúde –, este volume acaba por sublinhar o contraste entre a Saúde em Portugal, nos(…)

25,00  22,50 

Portugal. Crónicas de um País em Mudança
“O leitor é contemplado com uma abordagem em torno das necessidades da democracia, da preservação dos valores e dos princípios, da necessidade de ética na política. A qualidade das instituições e as suas exigências de mudança enchem páginas muito cuidadas inseridas numa abordagem positiva e de esperança. É preciso «mudar de vida», «aprender com os erros», estabelecer relações de confiança, não mudar o que está bem, ser moderado, gerar consensos, «enfrentar a adversidade», ter «sentido de Estado», não facilitar os extremismos, «romper o cerco à democracia», contribuir para que o debate e a ação política valorizem o prestígio das instituições.”(…)

22,00  19,80 

Saúde em Portugal — Pensar o Futuro
«Nos últimos anos tenho dito e escrito algumas vezes que “a saúde que se faz em Portugal faz-se bem”. Mas também tenho dito e escrito algumas sugestões de melhoria, na convicção de que a saúde que se faz bem poderá e deverá fazer-se melhor. E é isso que nos dizem, cada um à sua maneira, um conjunto de personalidades com elevados conhecimento e experiência no setor — alguns deles ex-membros de diversos Governos portugueses —, neste livro “Saúde em Portugal — Pensar o Futuro”. Curiosamente, há algum consenso numa parte significativa daquilo que é apresentado, bem como na ideia de(…)

25,00  22,50