Manual de Boas Práticas de Acolhimento ao Cliente em Hotelaria
Sinopse
Mas o turismo vai muito para além da vertente económica, sendo um dos principais fatores de diferenciação do nosso serviço, algo que está intrínseco a qualquer português, o qual se traduz numa palavra ACOLHIMENTO! O qual revela ser um dos principais motivos que levam à escolha, e preferência, pelo destino Portugal.
O acolhimento que é a base da nossa hotelaria, atual e futura, uma atividade feita de pessoas para pessoas!
Receber clientes é uma arte, que passa pela aplicação de diferentes competências como a comunicação assertiva, atenção ao detalhe, diplomacia, personalização face à realidade de cada cliente, entre muitas outras, mas onde o saber-estar e o saber-fazer estão e estarão sempre presentes.
Autoria
TERESA MANUEL MELO
Licenciada em Turismo pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, possui uma vasta experiência na área Hoteleira, da qual fazem parte a assistência à direção geral da Pousada de Santa Marina em Guimarães, o apoio ao Diretor Comercial do Grupo Pestana Pousadas em Madrid, a assistência pessoal à direção do Aquapura Douro Valley, o apoio na coordenação da equipa comercial e de grupos e eventos do Intercontinental Porto Palácio das Cardosas, a função de Assistente de Direção do Santa Luzia Arthotel, o desenvolvimento de um leque de experiências como Guest Experience Manager no Amoure Hotel, o trabalho na área da consultadoria e, mais recentemente, a docência no Mestrado de Gestão do Turismo e a Orientação de Projeto Final de Mestrado de Gestão do Turismo no IPCA.
A sua experiência permitiu-lhe desenvolver um manual de boas práticas de acolhimento ao cliente em hotelaria que pretende servir de orientação para toda a equipa hoteleira, independentemente da categoria de cada hotel, pois permite a sua adequação.