Susana Costa e Silva

Professora associada na Católica Porto Business School e investigadora no Centro de Estudos em Gestão e Economia da Universidade Católica Portuguesa. É diretora do Mestrado em Gestão daquela escola. É, ainda, Professora Adjunta Convidada na University of Saint Joseph, em Macau. Doutorou-se Marketing na University College Dublin, na Irlanda. É autora de vários livros e capítulos de livros publicados em Portugal, Brasil, EUA, Reino Unido e China. Tem publicações nas áreas científicas do Marketing e Negócio Internacional, e Gestão e Estratégia, com destaque para Retalho e Comportamento do Consumidor. É ainda consultora nestes domínios.

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    Dado que a adoção de inovações tem custos significativos para as organizações e que a atualidade, do ponto de vista tecnológico, exige respostas cada vez mais imediatas, conhecer o que pode estimular ou bloquear a adoção de novas tecnologias é cada vez mais relevante. Este conhecimento não é apenas importante do ponto de vista da adoção da inovação pelos colaboradores que a devem usar, mas também pelos clientes que dela podem beneficiar. Assim, antes de decidir avançar com a incorporação de tecnologia na sua estratégia empresarial e de marketing, os gestores devem antecipar o que pode proporcionar o melhor retorno para a empresa face aos custos associados à implementação. Conhecer os modelos de adoção de inovações e os seus contextos de aplicação é, por isso, crucial na tomada de decisão.