Paulo Duarte

Professor associado com agregação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior e investigador no NECE — Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, da UBI. É diretor do Mestrado em Marketing daquela escola. Doutorou-se em Gestão pela UBI. Os seus interesses de investigação incluem o comportamento do consumidor, a sustentabilidade, a satisfação do cliente e a gestão de marca, nas vertentes online e offline.

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    Dado que a adoção de inovações tem custos significativos para as organizações e que a atualidade, do ponto de vista tecnológico, exige respostas cada vez mais imediatas, conhecer o que pode estimular ou bloquear a adoção de novas tecnologias é cada vez mais relevante. Este conhecimento não é apenas importante do ponto de vista da adoção da inovação pelos colaboradores que a devem usar, mas também pelos clientes que dela podem beneficiar. Assim, antes de decidir avançar com a incorporação de tecnologia na sua estratégia empresarial e de marketing, os gestores devem antecipar o que pode proporcionar o melhor retorno para a empresa face aos custos associados à implementação. Conhecer os modelos de adoção de inovações e os seus contextos de aplicação é, por isso, crucial na tomada de decisão.